quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Por Este Algarve #4

Já tinha saudades de vos apresentar um espaço catita deste meu querido Algarve e hoje merece destaque, imaginem (!), o café/ snack bar de um Supermercado Continente que abriu este verão aqui em Portimão. 
Já lá tinha ido algumas vezes, mas hoje fui sozinha e senti-me mais à vontade para fotografar (embora seja proibido).

Não sei se Portugal fora já andam a remodelar todos os "Bom Bocado" (nome dos cafés do Continente), com esta nova imagem, pelo menos noutros que fui em outras cidades não vi nada. Gostava que deixassem comentários sobre isto, que estou curiosa!

Fiquei muito contente por uma cadeia de supermercados adoptar este estilo de ambiente para acolher os transeuntes. Muito boa jogada! Está bem conseguido, acolhedor, quente ao olhar.
Tenho pena que particulares aqui da zona não tenham a mesma ideia. Se há coisa que brota a cada esquina são pastelarias, mas infelizmente raras são aquelas com um ambiente bem construído. É tudo demasiado frio e datado. Igual o que se fazia há 10 anos (ou 20!) e só perdem. Embora pense que indo ao Bom Bocado estou a alimentar uma "baleia", sinto também que os donos das pastelarias podiam esforçar-se mais um bocadinho e entregar o design dos seus espaços a quem sabe, em vez de fazerem a coisa por si próprios, que é o que acontece a maior parte das vezes por estas bandas. Por isso, também não tenho culpa de preferir a  "baleia", porque não há muitas alternativas particulares semelhantes.

Fica a sugestão a quem queira abrir uma pastelaria, de convocar pessoas que saibam como diferenciar o espaço em questão! Eu ou outros designers adoraríamos fazer um boa pastelaria, porque todos adoramos uma boa pastelaria. E quando digo boa, é não só pela comida, mas pelo estar-se lá bem.










2 comentários:

  1. Muito giro o conceito. Concordo contigo, por vezes é preciso estes espaços apostarem um bocadinho mais na inovação. Já se vão vendo cafés e pastelarias com uma decoração diferente, mais moderna e com conceitos inovadores mas, ainda há muito trabalho a fazer, principalmente fora de Lisboa. Rita
    www.malasecupcakes.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa, felizmente, já vai havendo imensa coisa! Aqui no Algarve, vão aparecendo pontualmente uns projectos giros, que vou conhecendo e divulgo aqui, para servir como exemplo e inspirar novos empreendedores. No entanto, no que toca a pastelarias não se compreende... Todo o Português adora uma boa pastelaria e esta geração aqui no sul, parece ter-se esquecido disso e abrem cafés e restaurantes com ar banal, sem sentido nenhum. É pena...

      Eliminar