segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Porque É Que...?

Porque é que o design das embalagens dos produtos de consumo do dia a dia, aqueles que compramos nos supermercados, não é todo bonito, moderno e clean? Não se compreende...

Eu adoro embalagens bonitas. Muitas vezes compro um produto mais caro, para ter a embalagem que gosto e depois vou recarregando com o que costumo comprar. Ou compro embalagens de vidro sem rótulo e despejo os produtos lá para dentro. Manias! Faço isto porque gosto de abrir os armários e o frigorífico e ver embalagens que podiam estar em exposição, aquelas que normalmente vemos em produtos gourmet. 

Ando desconfiada de que as mesmas marcas fazem propositadamente duas linhas de produtos: uma com embalagens feias (tendo eles noção disso) e mais baratas, e outra linha supostamente "gourmet" com uma imagem cuidada onde se esticam no preço, só porque é mais bonita. Na verdade o custo de ter um designer a fazer coisas giras ou feias é o mesmo. O jogo de cores utilizadas, grafismo e tipo de letra é que fazem toda a diferença. E muitas vezes o conteúdo não difere assim tanto em qualidade. Acreditem!

Hoje qualquer pretexto parece servir para adjectivar produtos como gourmet. E se lhe acrescentarem um conjunto de palavras que soem a qualquer coisa caseira ou técnica ancestral, melhor. Tudo para nos fazerem pensar que as coisas são mais especiais do que na verdade são.  A propósito disto lembro-me de uma cena da série Mad Men, onde Donald Drapper tentava encontrar uma assinatura para a marca de cigarros Lucky Strike e perguntou ao cliente (os senhores da Lucky Strike) como era feito o tabaco. Um deles começou a descrever e a certa altura disse "is toasted". Drapper escreve no painel por baixo do nome da marca "is toasted" e sublinha, como que sugerindo ser aquela a assinatura escolhida. Nisto, o senhor da tabaqueira mostra-se admirado dizendo "mas todo o tabaco é torrado?!" Drapper disse-lhe simplesmente "mas o vosso é que diz que é torrado" (tipo quem diz é quem é!!). Como se aquilo fosse algum toque de originalidade no processo que lhe desse um gosto diferente em relação às outras marcas, porque na verdade a maioria das pessoas não sabe como é feito o tabaco!

Isto para dizer que não compreendo porque esta diferenciação visual/ gráfica entre produtos "gourmet" e "normais", porque muita da diferença passa pela maneira como nos fazem crer que são diferentes. Com tanto investimento que a maioria das marcas que vende em grandes superfícies gasta em anúncios, não seria por falta de dinheiro que não fariam embalagens mais bonitas. Para dizer a verdade, muitas vezes experimento produtos novos antes de ver a publicidade, o que significa que não compro pela publicidade, mas sim pela diferenciação no ponto de venda (mas isso sou eu).

Porque é que não há escovas dos dentes todas pretas? Ou prateadas e douradas? Porque é que são todas fluorescentes e coloridas? Porque é que as embalagens de sumos parecem papel de fantasia? Porque é que as embalagens de leite não são mais clean?  E os enlatados, com aqueles rótulos de papel a imitar que estamos a ver o conteúdo da lata sempre os mesmos desde que me lembro? Bem... os porquês são tantos que não saía daqui.

Melhor é darem uma vista de olhos nas imagens de como eu gostava que fossem  todos produtos de consumo básico à venda no supermercado. E todas as dispensas e frigoríficos pareceriam outros!








































Créditos de Imagens: Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário