quinta-feira, 11 de julho de 2013

Quando os amigos me pedem opiniões de decoração...

Muitas das ideias que me vão surgindo para posts, são de questões com que me deparo no dia-a-dia, em conversas com amigos e em observações que faço do mundo.

Pois no outro dia uma amiga, dada a minha profissão, pedia-me opinião para uns sofás que quer fazer com paletes, para o jardim da sua casa de campo. Ela já tinha a coisa em mente, já tinha a ideia feita, mas queria saber a minha opinião.

Como já disse algures por aqui, tenho muita dificuldade em dar "opiniões" a amigos. Aliás, amigos, por favor, não me peçam opiniões de decoração, porque não imaginam como é difícil para mim :

1ª- Quando me perguntam, já sabem o que querem fazer, ou já imaginaram qualquer coisa;
2ª- Quando se fala no abstracto, sem imagens sem nada visível, cada um imagina o que lhe apetece;
3ª- A mesma ideia quando falada, pode ser bem ou mal conseguida na realidade, tudo depende de como é abordada;
4ª- Uma vez que é a minha área profissional, levo muito a sério o que digo. Acho que às vezes é mais fácil para outra pessoa dar opiniões da boca para fora, do que para quem tem real noção e gosto em construir ambientes:
5ª- Eu tenho o meu gosto pessoal, os meus amigos têm o deles. Quando presto um serviço, embora haja preocupação em agradar o cliente, ele vem até mim, porque gosta do meu gosto em particular.O que não acontece com os amigos.
6ª- Acho que não levam a minha profissão a sério, não entendem o trabalho que dá, pensar e articular as coisas e que as decisões nos detalhes é que fazem a diferença.
7ª- Não se podem dar opiniões concretas no abstracto, em conversas no ar;
8ª- Nunca seguem a minha opinião (o que é frustrante).


É nestas alturas que sinto uma pequena revolta, porque, por um lado elogiam frequentemente o meu "bom gosto", mas depois não tiram partido dele para si próprios! É estranho... e tenho pena. Porque daria opiniões com mais gosto, se não fosse sempre como descrevi...

Escrevo isto aqui para que as pessoas percebam, que se há profissionais para criar ambientes, tal como os há para outras áreas, é porque requer algum trabalho, conhecimento, bom gosto e sensibilidade para a coisa, não?! Todos fazemos comida, mas nem todos somos chefs de cozinha!

Mas como sou boazinha, para quem quiser aproveitar, aqui ficam ideias CONCRETAS, para vários gostos, de sofás com paletes, que são, de facto, uma grande tendência...

P.S- Desculpem lá amigos... que vocês também estão desculpados!


















2 comentários:

  1. Olá Diana, concordo na integra com todos os pontos que mencionas-te e sem duvida o 8º é mesmo frustrante !!!
    As pessoas ( clientes e amigos) tem que começar a levar a nossa profissão a sério... isto não é só pegar estender o papel em cima da mesa, pegar no lápis e fazer 3 riscos !!!!
    Haja respeito....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, o problema maior é que muitas vezes nem pedem no papel. Querem assim dito, verbalmente, o que hão de fazer... Ainda assim no papel já é qualquer coisa, no entanto sinto que não somos compreendidos. Obrigada pelo comentário!

      Eliminar