terça-feira, 14 de outubro de 2014

Talentos Portugueses ao Virar da Esquina

Quem acompanha o blog sabe que tenho esta rubrica dedicada a pessoas talentosas com projectos que merecem (na minha humilde opinião) chegar a mais pessoas.

Aqui há uns meses partilhei no meu facebook que ia experimentar o life coaching, experiência essa que começou com o convite para receber 6 sessões que fariam parte de uma tese final de curso, juntamente com as de mais outras duas pessoas.

Já conhecia a Filipa (a coach), por termos amigos em comum e ao receber o desafio de ter life coaching aceitei de imediato. Sentia de facto que, como trabalhadora independente, precisava de ter alguma orientação, de estabelecer algumas metas e de alguém que me colocasse alguns desafios. E só posso estar grata pelo dia em que a Filipa se lembrou de falar comigo.

A conclusão a que cheguei é que toda a gente devia ter este tipo de orientação. É quase como ir ao psicólogo, mas com um propósito completamente diferente (e não quero de todo comparar um psicólogo a um coach). Partilhamos aquilo que menos nos agrada nas nossas vidas e descobrimos, no meu caso, o motivo de acordar todos os dias e fazer o que faço. Isso dá toda uma nova motivação.

Agora sei para onde quero ir. Acordo a saber que estrada quero percorrer. E isso é tão bom! É um alívio! É muito mais fácil e prazeroso. Lembrou-me o título daquele livro "Não te Distraias da Vida". Acho que muita gente anda distraída. Não tem um propósito de vida. Sabe que acorda todos os dias para ir trabalhar, pagar as contas, conviver, tratar dos filhos e já está (ou posso estar redondamente enganada).

A maior parte das pessoas até pode ter sonhos, mas coloca-os numa categoria de "inatingível". É pena. Porque a maior parte das coisas, desde que não sejam de uma realidade completamente utópica, são até bastante tangíveis.

A mim, a mudança de chip em tão pouco tempo surpreendeu-me. Porque, confesso, pensei várias vezes em desistir, por achar que eu era um caso perdido... Só não desisti por vergonha e consideração pelo trabalho da outra pessoa. Mas depois entre a 3ª e 4ª sessão fez-se luz na minha cabeça. Caiu-me a ficha. E foi uma alegria tão grande que até chorei de felicidade durante a sessão.

À parte esta história e esta minha experiência, encontrei uma pessoa com a qual me identifiquei tanto, mas tanto que foi como um duplo presente para a vida.

Fiquei a saber que a Filipa tem um projecto chamado INOVARTE, que além do coaching promove iniciativas tão giras e criativas como a de meter alunos das escolas da cidade a mexer, para criar manualmente toda a decoração do Natal de 2014  em Portimão!

Um OBRIGADA gigante e infinito à Filipa!  Por tudo. Pelo que me "deu" a mim, pelo que está a dar à cidade e às vidas que está a melhorar com a sua intervenção.

Sou a favor da luta por um mundo melhor. Não sou a favor de manifestações nas ruas. Sou a favor da mudança de comportamentos que, numa grande escala, trarão a mudança. E o que esta pessoa está a fazer é realmente um grande contributo para isso.

Boa semana para vocês!





Sem comentários:

Enviar um comentário