quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Projecto "Quarto"

Tenho em curso o projecto de decoração de um quarto para um casal na casa dos 40.

A casa é nova, moderna, mas sóbria. Adorei a casa! Acabamentos e cores neutras em todo o lado.
Depois existem uns apontamentos de mobiliário clássico, que trouxeram da habitação anterior e que criam ali um mix que me agrada bastante.

Foi com enorme entusiasmo que recebi este projecto e, para quem possa achar que decorar um quarto de casal é fácil, porque é pequeno e quase ninguém vê... Eu, que ando nisto quase há 10 anos, acho que esta divisão é das que constituem o maior desafio numa casa.

Lembrei-me de, além de deixar as imagens que me inspiraram para quem queira ter ideias, deixar também algumas "dicas" (aquilo que tanta gente me pede)!

Ora...  para decorar a suite ou quarto principal tenho em atenção coisas como:

1-  Estar em consonância com o estilo do resto da casa: a casa deve fluir e ser um conjunto. Não sentirmos que de divisão para divisão é uma viagem maluca. Harmonia é a palavra chave;

2- Elevar o estilo do resto da casa: Se na sala e cozinha pode haver crianças e coisas de uns e de outros, o quarto principal deve ser quase como um retiro de paz, podendo ser simples, mas elegante, porque quem trabalha tanto, paga contas e cria filhos... merece!

3- Aproveitar peças que já existem e que podem não ser as melhores de sempre e misturar com outras que "ofusquem": Por exemplo uma cama que não se goste, com as almofadas e colcha adequadas pode parecer outra;

4- Ter atenção às cores, sobretudo das paredes: Cores escuras ou fortes, a não ser num ambiente muito bem trabalhado não são muito pacíficas, nem tranquilizadoras. E também aos papeis de parede com padrões: Frequentemente passam de moda muito rapidamente. Muito Cuidado! Ninguém quer estar a arrancar papel passado 1 ano ou dois e ter a parede estragada. Pessoalmente adoro papeis em que apenas vemos o padrão com a luz.

5- Não acumular "tralha" à vista: Se há sapatos, ou coisas que não têm lugar, deve procurar-se a melhor maneira de guardar essas coisas. Caixas, arcas, etc.

6- Uma excelente opção: Capa de edredon branca, lençóis brancos e cortinas brancas. Depois pode misturar-se um tapa-pés colorido, ou uma manta (consoante a estação), almofadas (consoante a estação) e uma cadeira original e com personalidade.

7- Um toque romântico: É bom para o casal ter velas perfumadas por perto, como nas mesas de cabeceira e cómoda. Adoro velas em potes de vidro transparentes.

Posto isto, deixo-vos as imagens que me inspiraram...

Procurei ideias para cabeceiras estofadas com orelhas e tons de cinza/ prateado, champanhe/ dourado, branco e madeira. 

Misturar feminino e masculino foi a minha intenção, pelo que vão ver imagens claramente femininas, outras mais masculinas.
















Outros elementos que podem existir num quarto são a zona de leitura e trabalho. E estas foram as minhas inspirações:





  O resto mostro quando tiver o resultado! ;)

Créditos de Imagem: Pinterest

3 comentários:

  1. Que imagens lindas e inspiradoras! Sempre gostei muito de decoração. =)

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito das inspirações, fiquei curiosa para ver o resultado final.

    ResponderEliminar