sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rapsódia Boémia


Olá  para os desse lado! Não tem sido fácil ter tempo para escrever no blog, uma vez que ando em modo nómada, sempre entre Faro e Portimão, de malas às costas, caixotes, sacos, enfim. Ter uma caravana ia poupar-me muito trabalho.

A propósito, hoje trago uma tendência, que não é novidade nenhuma, mas que adoro e me identifico em parte: O estilo Boémio.
Este é, originalmente, de inspiração cigana, nómada e folk. O estilo boho (bohemian) é uma grande moda no vestuário, há imensas imagens de inspiração nessa área, mas não tantas na decoração.

Actualmente, podemos encontrar um sem fim de influências nos ambientes com este estilo. Da hippy, à roqueira, da étnica à romântica, da contemporânea à  rústica. É um estilo eclético, por excelência. Básicamente, qualquer um dos estilos mencionados, pode pender para o boémio. Reparem como elementos completamente opostos criam ambientes que têm algo em comum:

- Padrões florais folk VS geométricos;
- Cores fortes ( roxo, amarelo, laranja, verde esmeralda, azul turquesa) VS preto e branco;
- Maximalista VS minimalista;
- Hippy VS clássico;
- Comptemporâneo VS rústico;
- Búzios (mar) VS caveiras e chifres (campo e deserto);
- Pedras VS penas.

Penso que pela sua origem nómada (associada à ideia de acampamento chique e caravanas) este é um género de ambiente para pessoas que gostam de viagens, de música, de objectos da natureza e de conviver em casa, de forma descontraída. É comum ver a sala transformada num lounge cheio de almofadas nestes ambientes, bem como peças marroquinas e patchwork.

Ora vejam...


























Sem comentários:

Enviar um comentário