terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Azulejos com Pinta!

Ultimamente tenho andado atolada em catálogos de pavimentos e revestimentos cerâmicos, ou em longas viagens cibernauticas a desfolhar catálogos online de marcas destes materiais, graças a uns projectos que tenho em mãos ligados a este ramos.

Estou complemente perdida de amores por uma série de coisas, dos rústicos aos mais modernos, há, de facto, coisas lindas de morrer!

Tenho também verificado que a maior parte das pessoas continuam super conservadoras (pela amostra de clientes das lojas em questão) e que quando decidem o que comprar escolhem o mesmo que se escolhia há 10 anos atrás (ou 20), sobretudo os privados. Parece que, fora o regresso à moda dos mosaicos hidráulicos, pouco se mudou!

Com tanta imagem linda, maravilhosa e inspiradora no Pinterest, ou no Instagram, na hora da verdade, salvo algumas excepções ou quem tem de facto aconselhamento profissional, as pessoas têm mesmo muito medo de arriscar, ou então jogam-se para fora de pé e toca a colocar coisas malucas e (não querendo ofender ninguém),  com um gosto bastante... peculiar!

Há a assinalar 4 grandes tendências nos revestimentos cerâmicos que imitam:

MADEIRAS
de todas as cores e do aspecto mais natural quase podendo ser confundido com a verdadeira madeira, ao decapé mais intenso (aspecto envelhecido). A grande novidade é também a imitação de aglomerado de madeira (OSB). Utilizados no revestimento do pavimento, paredes e bancadas.

MICRO CIMENTO
Das versões mais claras de cinza (cimento branco) às mais escuras tipo antracite.
Utilizados mais em pavimentos e paredes.

HIDRÁULICOS
Com os mais variados padrões e formas. Há mosaicos com formas mesmo muito bonitas, além dos padrões. Aplicados também em pavimentos, paredes e bancadas.

AZULEJOS COM TEXTURAS VISUAIS E COM DESENHO 3D
que são peças com padrões em relevo, criando texturas visuais muito interessantes. Aplicados em paredes, ou balcões.

MÁRMORES
(que vou apresentar num post apenas dedicado a isto)
também de todas as cores e dos mais lisos aos mais trabalhados, que são particularmente bonitos quando aplicados de forma aos veios fazerem um padrão. Também como revestimento de pavimento paredes e bancadas.

Quanto às aplicações,
atualmente as barras e faixas utilizam-se menos, dando lugar à paredes inteiras revestidas com o material, que pode na mesma ter combinações com outro (uma parede com padrão e as outras lisas). Ou então, no caso das pedras serem aplicadas de forma específica, tendo atenção aos veios.
A aplicação em espinha está também na ordem do dia naquilo que chamamos de revivalismos.

BEEEM...
Pode ser que o novo ano traga renovações de casa para alguns ou, quiçá,  a abertura/ renovação de um qualquer espaço comercial (abram cafés giros e que não pareçam cafés, por favor!).

Toca a inspirar!

MADEIRAS









CIMENTOS




HIDRÁULICOS







 

 






TEXTURAS VISUAIS E TEXTURAS 3D















e muito mais gostaria de mostrar mas já me alonguei um bocadinho...

Voltarei novamente a este assunto!

Nota: Podem adquirir qualquer um destes materiais aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário