terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projecto Mercadinho

Adoro mercados, adoro coisas menos mainstream, adoro coisas de ar artesanal, adoro coisas vintage, adoro coisas com arte, adoro artes manuais, adoro gente que cria coisas giras.
Por tudo isto, sinto que, pelo menos aqui no Algarve, temos uma lacuna no que diz respeito a mercados que sejam orientados para criativos e pequenas marcas que fazem coisas em quantidades reduzidas. 

Já andava com a ideia de, de alguma maneira, tentar organizar um mercado (não sabendo bem como). Mas, foi com a ida a Londres, onde vi tanta gente talentosa a expor as suas coisas e tanto mercado com bom ar por todo o lado (ainda por cima mercados diários), que a ideia de avançar com o projecto ganhou uma força decisiva: Vou mesmo organizar um mercado (disse para mim)!

Posto isto, como achei que a coisa era um bocado fora de pé para quem nunca nadou nestas águas, contactei a Teia d'Impulsos, uma "Associação Social, Cultural e Desportiva", criada em Portimão para dinamizar as actividades de lazer da população, para que, em conjunto, concretizássemos tal evento. E sabem que mais? Eles gostaram da ideia e parece que isto vai para a frente!

Para já, ainda não há nada em concreto, mas acredito que vamos conseguir fazer o melhor e mais original mercado do Algarve. Na minha cabeça já tenho um rol de projectos de pessoas que conheço que gostaria de convidar para expor. Também gostava de trazer marcas que são de fora do Algarve até cá, porque de outra forma nunca cá chegam. 

Gostava que este mercado fosse mesmo em bom, com bancas cheias de bom gosto, simples, mas muito cuidadas. Gostava que este mercado elevasse aquilo que é feito à mão, a um nível superior ao que é industrial e, por isso, banal. Gostava que cada banca fosse uma surpresa agradável para os visitantes. Gostava muito que quem participasse tivesse a mesma vontade que eu, ou mais ainda, de fazer um mercado fora de série.

Assim, meus amigos, já sabem: Quem tiver um projecto giro que gostasse de levar ao mercado, ou quem conhecer pequenas marcas que gostasse de ver expostas, manifeste-se na caixa de comentários.

Vamos dar vida às cidades, através destas pequenas iniciativas! Vamos concentrar-nos em projectos que acrescentam algo de novo e de diferente! Vamos concentrar-nos em renovar hábitos e em cultivar o consumo de coisas da nossa gente! Vamos encher mais as ruas da cidade! Vamos!... E mais um pouco escrevo um manifesto.

Ficam algumas imagens de tipos de coisas que gostava de ver neste mercado:































Sem comentários:

Enviar um comentário