quarta-feira, 16 de março de 2016

Lota Cool Market - O Lado de Cá

Desde o início de Janeiro que ando a "cozinhar" mais um mercado, em conjunto com a Teia d'Impulsos, sobretudo com a grande ajuda da Cristina Rocha que pertence a esta associação e que coordena este projecto.
Já vamos a meio de Março e eu ainda não tinha feito o habitual report aqui no blog.  Desculpem meus caros, mas não tenho culpa que os meses se evaporem, se esfumem e que em dois tempos estamos aqui, estamos na data do evento!

Todos os anos penso se terei disponibilidade e energia para fazer mais um mercado. Este ano então, com tudo o que tenho em mãos... achei que não ia conseguir. Todos os anos penso que talvez não vá encontrar outro tema giro para o evento e "se" isto e "se" aquilo e fico meia desacreditada. Entro numa espécie de crise existencial. Questiono-me se realmente vale a pena dar-me a tanto trabalho e empenhar tantas horas e energia para uma coisa que, a bem dizer, é um hobbie. Mas depois, lá me encontro com a Cristina, este ano também com a Maria (que organiza o Lagos Food Fest) e lá ganho o alento para mais uma corrida de fundo que é organizar isto.

Este ano, lá nos decidimos pelos dois dias. Quem visitava pedia e nós queremos é ver as pessoas felizes. Portanto, aqui têm. E estou  muito contente com o feedback que temos tido por essa "novidade". É portanto a maior alteração.

Quanto ao tema, tento sempre inspirar-me nas tendências do momento, da moda e da decoração, para perceber os motivos gráficos e a mood e para que depois o cartaz, outdoors e outras peças gráficas que produzo para o evento estejam em consonância com isso.

Não foi muito difícil perceber que os motivos tropicais de palmeiras e folhagens verdes, frutas como ananás e bananas, pássaros e flores, são os principais. Depois, na decoração, aquilo que chamo o estilo "casa cabana", com a sua simplicidade e leveza, também está na ordem das tendências e das minhas preferências. Ainda depois disto... penso em algo que conheço que traduza a sensação que sinto quando imagino interiormente esta mood.
Pensei num filme da minha infância: A Lagoa Azul.
E assim nasceu o tema "Tropical Vibes".

Vou sempre buscar referências pessoais para a escolha dos temas e gosto de, todos os anos, partilhar convosco um pouco do que se passa deste lado. De como nascem as coisas. Acho que é essa a mais valia de poder falar do mercado aqui.

Para complementar este ambiente vamos ter, como sempre, um cartaz musical que este ano vai ser muito "Caetano/ Tom Jobim", porque acho que não há nada como uma sonoridade brasileira tranquila para um final de tarde tropical. E atenção que quando me refiro a sonoridade brasileira não falo em música de Carnaval!

As novidades nas presenças já se vão fazendo notar e a coisa promete. Sobretudo na parte de Street Food, que era a maior lacuna, já que não havia comida suficiente para a afluência.

Entretanto, outra coisa que queria abordar era a questão da organização de mercados. Já fui convidada inúmeras vezes para organizar outros mercados, ou para explicar como se faz, porque alguém que também tem uma ideia não sabe o que fazer porque nunca fez. Mas as respostas são simples: Não faço outros mercados, porque tenho uma profissão e faço isto por voluntariado. É o meu contributo para a comunidade e que me ocupa muitas horas durante 6 meses do ano. Não dou para mais; Depois, quem quer fazer alguma coisa...é simples. É ter vontade e iniciativa e arranjar alguma disponibilidade para "chatear" algumas, ou muitas, pessoas que possam acrescentar alguma ideia ou contacto.
 Existem associações que são sempre um bom porto de acolhimento para estas iniciativas e dão um suporte de contactos, burocracias e parte fiscal, que uma pessoa singular não tem, a não ser que viva de organizar eventos o algo do género. Para já não falar no facto de normalmente serem pessoas pro-activas e que darão também o seu contributo para acrescentar algo à ideia que acolhem.

A única coisa que sinto que me facilitou a vida foi o facto de ser designer e poder produzir todos os conteúdos gráficos, sem ter de pedir. Por outro lado, sempre tive uma queda e um fascínio por Branding (como aliás, acabo por  fazer  em alguns trabalhos) que me ajudou a ter a visão da criação desta marca que é o Lota Cool Market. Que, no fundo, é muito de mim. O meu lado maria rapaz cool.

Depois olho para trás, vejo as fotos, vejo o interesse dos participantes de ano para ano. A crescente afluência de visitantes...  E penso que Portimão sem o Lota Cool Market não seria a mesma coisa.
E é isso que me faz continuar.  E a parte melhor, para mim, é mesmo esta, antes de tudo acontecer.

Espero-vos lá, dia 28 e 29 de Maio!
:)






Sem comentários:

Enviar um comentário